terça-feira, 2 de junho de 2009

SENHOR ! DÁ-ME UM PURO CORAÇÃO : RENOVAI-ME EM TEU AMOR !

Ó Pai dai-me um puro coração
E renova teu Espírito em mim
Não me deixes ir para longe de ti
Conserva o teu Espírito em mim
Restaura em mim o amor a salvação
E renova teu Espírito em mim

Grava-me como selo em teu coração [...], porque forte como a morte é o amor» (Ct 8,6).
Forte como a morte é o amor
porque o amor de Cristo é a morte da morte. [...]
Da mesma forma, o amor com que amamos a Cristo é, também ele, forte como a morte,
porque constitui, à sua maneira, uma morte: uma morte que põe fim à vida velha,
em que os vícios são abolidos e as obras mortas são abandonadas.
De fato, o amor que temos a Cristo [...]
mesmo estando longe de igualar aquele que Cristo tem por nós
é à imagem e semelhança do Seu.
Cristo, de fato, «amou-nos primeiro» (1Jo 4,19)
e, através do exemplo que nos deu, tornou-Se para nós um selo, a fim de que nos tornemos conformes à Sua imagem [...].
É por isso que Ele nos diz: «Grava-Me como selo em teu coração», como se dissesse: «Ama-me como Eu te amo.
Guarda-Me no teu espírito, na tua memória, no teu desejo, nos teus suspiros, nos teus gemidos, nos teus soluços.
Lembra-te, homem, de que natureza te criei: de quanto te preferi às outras criaturas,
de que dignidade de enobreci,
de que glória e de que honra te coroei
e como te fiz pouco inferior aos anjos e como tudo coloquei sob os teus pés (Sl 8,6-7).
Lembra-te, não apenas de tudo o que fiz por ti, mas ainda de tudo aquilo que, de fato,
suportei da tua parte, em sofrimento e desprezo.
E vê se não és injusto para coMigo, não Me amando.
Quem, de fato, te amou como Eu?
Quem te criou, se não Eu?
Quem te resgatou, se não Eu?» [...]
Senhor, arranca de mim este coração de pedra, este coração gelado, este coração incircunciso.
E dá-me um coração novo, um coração de carne, um coração puro (Ez 36,26).
Tu, que purificas o coração e que amas o coração puro, vem possuir e habitar o meu coração; envolve-o e enche-o,
Tu que ultrapassas tudo o que sou e que me és mais interior e íntimo do que eu mesmo.
Tu, o modelo da beleza e o selo da santidade, confirma o meu coração à tua imagem, marca o meu coração com a tua misericórdia,
Deus do meu coração, meu refúgio e minha herança para sempre [Sl 72,26].
Comentário ao Evangelho de Mc 7,14-23 feito porBalduíno de Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário