sábado, 16 de maio de 2009

VINDE ESPÍRITO SANTO : DÁ-ME O DOM DO CONSELHO !

As catequeses de João Paulo II sobre os dons do Espírito Santo
O dom do Conselho
Continuando a reflexão sobre os dons do Espírito Santo, vejamos o dom do Conselho. É dado ao cristão para iluminar a consciência nas opções morais que a vida diariamente impõe. É uma necessidade muito sentida no nosso tempo, turvado por muitos focos de crise e por um ambiente de incerteza lançado sobre os verdadeiros valores, sendo necessário proceder a uma espécie de “reconstrução das consciências”. Há necessidade de neutralizar alguns fatores destrutivos que facilmente se insinuam no espírito humano quando este se mostra agitado pelas paixões; e há necessidade de introduzir nas consciências elementos sãos e positivos.

Neste empenho de recuperação moral, a Igreja deve estar e está na primeira linha: e daí a súplica que brota do coração dos seus membros - todos nós - para obter antes de mais a ajuda de uma luz do alto. O Espírito de Deus vem ao encontro desta súplica com o Dom do Conselho, com o qual enriquece e aperfeiçoa a virtude da prudência e guia interiormente a alma iluminando-a sobre o que deve fazer, especialmente quando se trata de opções importantes ou de um caminho a percorrer entre dificuldades e obstáculos. E, na realidade, a experiência confirma que “Os pensamentos dos mortais são hesitantes, e incertas as nossas reflexões”, como diz o Livro da Sabedoria (9, 14).

O dom do conselho atua como um sopro novo na consciência, sugerindo-lhe o que é lícito, o que corresponde ou convém mais à alma (cf. S. Boaventura, Collationes de septem donis Spiritus Sancti, VII, 5). A consciência converte-se então no “olho são” de que fala o Evangelho (Mt 6, 22) e adquire uma espécie de nova pupila graças à qual se torna possível ver melhor o que há que fazer em determinadas circunstâncias por mais complicadas ou difíceis. O cristão, ajudado por este dom, penetra no verdadeiro sentido dos valores evangélicos, especialmente nos manifestados no Sermão da Montanha (cf. Mt 5-7).

Por isso, peçamos o dom do conselho. Peçamo-lo para nós e, de modo particular, para os Pastores da Igreja, chamados tantas vezes pelo dever a tomar decisões árduas e penosas. E peçamo-lo por intercessão daquela a quem saudamos nas “ladainhas” (litanias) como Mater Boni Consilii, Mãe do Bom Conselho.

Vinde, Espírito de Conselho!
Assisti-me em todos os negócios desta vida instável, tornai-me dócil às Vossas inspirações, e guiai-me sempre pelo direito caminho dos divinos mandamentos.
Espírito Santo, concedei-me o dom do Conselho.
Com ele, poderei encontrar a decisão certa no momento certo.
E saberei também aconselhar, ajudando o meu próximo, não só com sugestões, mas principalmente com meu bom exemplo, com meu testemunho de vida cristã e com minha solidariedade

sexta-feira, 15 de maio de 2009

VINDE ESPÍRITO SANTO DE DEUS: DÁ-ME O DOM DA CIÊNCIA !

VINDE ESPÍRITO SANTO DE DEUS... DO CORAÇÃO MISERICORDIOSO DE JESUS...
Quero hoje rezar, com toda a Igreja, pedindo que nos envieis os vossos dons: o dom da Sabedoria, do Entendimento, da Ciência, do Conselho, da Fortaleza, da Piedade e do Temor de Deus. Isto vos pedimos em nome de Jesus Cristo que nos prometeu: "Se me pedirdes algo em meu nome, eu o farei..." (Jo. 14,13).

Santificai-nos pelo vosso Espírito, para que possamos dedicar toda nossa vida a vós, como fez Jesus Cristo, vosso Filho e Nosso Senhor.

Senhor, vinde dar-nos a Ciência que nos torna capaz de acolher os vossos mistérios insondáveis na história humana. Espírito Santo, dai-nos uma consciência sensível aos vossos apelos. Ajudai-nos a reconhecer e respeitar a imagem de Deus em cada rosto humano. Purificai-nos e transformai os nossos corações.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo que com o Pai vive e reina, na unidade do vosso Amor.

Amém.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

SANTO ESPÍRITO ! VINDE E DÁ-NOS TEUS DONS : FAZEI-ME SER DÓCIL AO DOM DA CIÊNCIA !

Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência.
Com ela , conhecerei sempre melhor os caminhos que me levam para vós. Não peço apenas ciência que passa, mas principalmente a consciência tranqüila de viver na fé, na esperança e na caridade. - Vinde,...

Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho,
inspirai-me sempre aquilo que devo pensar,
aquilo que devo dizer,
como devo dizê-lo,
aquilo que devo calar,
aquilo que devo escrever,
como devo agir,
aquilo que devo fazer,
para procurar a Vossa glória,
o bem das almas e minha própria santificação.
Amém.

"A um é concedida por meio do Espírito, a linguagem da ciência" (1Co 12.8).
O dom da palavra de ciência é a capacidade sobrenatural que propicia uma visão além da esfera material. É a penetração na ciência de Deus (Ef 3.3). Mesmo que muitos confundam a sabedoria e o conhecimento (ciência), há uma diferença entre as duas: sabedoria – é o conhecimento em ação; ciência – é o conhecimento em si. Mas de acordo com a Bíblia a sabedoria e a ciência devem andar juntas (Ef 1.17-19).

Também se difere do dom da profecia, pois este é uma mensagem expressa em palavras na língua vernáculo ou em línguas desconhecidas, já a linguagem da ciência tem como característica também uma mensagem, porém interior, inspirada pelo Espírito Santo, revelando conhecimento à respeito de pessoas, de circunstâncias ou de verdades bíblicas. Não se identifica também com o dom do discernimento dos espíritos, visto que este se endereça a sujeitos determinados, ou seja, aos espíritos, ao passo que a palavra de ciência toma qualquer direção.
Este carisma não diz respeito a bagagem cultural que adquirimos através do estudo e onde aplicamos a nossa inteligência e a nossa vontade. Não se trata também do conhecimento de Deus e das realidades divinas, adquirido mediante o estudo da filosofia e da teologia. Este dom não se adquire através de especulações intelectuais. O que, porém, é verdadeiro, é que ele alcança a inteligência, graças à revelação por parte do Espírito Santo. São Paulo chama-o "linguagem" ou "palavra da ciência".

Em grego encontramos o vocábulo "logos", que não significa necessariamente emissão de som ou fenômeno vocal mas, antes, pensamento. Por linguagem da ciência entendemos, portanto, um conhecimento intelectual, mas não necessariamente expresso por palavras. No nosso caso, este conhecimento alcançou a nossa mente, não através das vias normais do raciocínio ou da percepção, mas mediante uma revelação. Podemos, pois definir o dom da linguagem da ciência como uma revelação sobrenatural relativa a situações, fatos, eventos passados, presentes, ou futuros, não conhecidos por meios humanos. Podemos considerar este dom como um fragmento da onisciência de Deus, revelado à nossa inteligência e concernente a um fato determinado.
Poderíamos, ainda, chamá-lo de diagnóstico que Deus faz de um fato, de um problema, de um estado de espírito, de uma situação e cujo resultado é comunicado à nossa mente. Esse dom torna-nos capazes de compreender o profundo significado sa Sagrada Escritura, através de uma iluminação sobrenatural sobre os pensamentos de Deus, contidos nas palavras inspiradas. Esse dom faz com que a nossa inteligência penetre nas verdades divinas sem que empreguemos o esforço do raciocínio.
Podemos identificar esse dom, quando ao profeta Natan foi revelado o pecado de Davi com Bersabéia e ao profeta Eliseu foi mostrado, através de uma visão, o lugar onde se encontravam os inimigos, podendo assim salvar o povo de Deus. Ananias também teve uma visão que lhe adiantou a conversão de Saulo.
Também Jesus exerceu esse dom. Revelou os pecados do paralítico e a vida passada da mulher samaritana. Viu Natanael debaixo da figueira, a traição de Judas, a negação de Pedro e a fuga dos apóstolos na hora da paixão.
Hoje, este dom está reaparecendo nos grupos carismáticos. Podemos ter o testemunho pessoal ao ver curas serem reveladas, ou mesmo acontecimentos passados, presentes ou futuros.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

VINDE ESPÍRITO SANTO DE CIÊNCIA : VINDE SOBRE NOSSAS VIDAS !

Vinde Espírito de Ciência, sede o Mestre de nossas almas, ajudai-nos a praticar Vossos Santos ensinamentos.
Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto a Vossa silenciosa e forte palavra inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido, da santa igreja católica!
Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus!
Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos!
Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, toda ofensa!
Um coração grande e forte, constante até o sacrifício quando for necessário!
Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo, é cumprir humilde, fiel e virilmente a vontade do Pai.


Oh! Divino Espírito Santo,
Vós que me esclareceis de tudo,
que iluminais todos
meus caminhos para que eu possa atingir a felicidade,
Vós que me concedeis o sublime
Dom de perdoar e esquecer as ofensas
e até o mal que me tenham feito,
a Vós que estais comigo em todos os instantes,
eu quero humildemente agradecer por tudo que tenho,
por tudo que sou e confirmar uma vez mais a minha intenção
de nunca me afastar de Vós
por maior que seja a ilusão ou tentação material,
com a esperança de um dia merecer e poder
juntar-me a Vós e a todos os meus irmãos na glória
e na paz da eternidade.
Amém.

terça-feira, 12 de maio de 2009

VINDE ESPÍRITO SANTO ! DÁ-ME O DOM DA CIÊNCIA !

As catequeses de João Paulo II sobre os dons do Espírito Santo
O Dom da Ciência
Falemos de outro dom do Espírito Santo, o da ciência, pelo qual nos é dado a conhecer o verdadeiro valor das criaturas na sua relação com o Criador.

Sabemos que o homem moderno, precisamente em virtude do desenvolvimento das ciências, está particularmente exposto à tentação de dar uma interpretação naturalística ao mundo; perante a riqueza multiforme das coisas, da sua complexidade, variedade e beleza, a humanidade corre o risco de as absolutizar e quase de divinizá-las até as transformar no fim supremo da vida de cada um.
Isto sucede, sobretudo, quando se trata das riquezas, do prazer ou do poder que as coisas materiais podem proporcionar. É perante estes ídolos que o mundo hoje frequentemente se verga.
Para resistir a essa tentação subtil e para remediar as consequências nefastas que daí podem advir, o Espírito Santo socorre o homem com o dom da ciência. É esta que ajuda a valorar corretamente as coisas na sua dependência essencial em relação ao Criador. Graças a ela - como escreve S. Tomás - o homem não estima as criaturas mais do que elas valem e não as transforma na finalidade da sua vida em detrimento de Deus (cf. S. Th., II-II, q. 9, a. 4).
Assim, consegue descobrir o sentido teológico da criação vendo as coisas como manifestações verdadeiras e reais, embora limitadas, da verdade, da beleza do amor infinito que é Deus e, consequentemente, sente-se impelido a traduzir esta descoberta em louvor, cânticos, oração e acção de graças. É isto que tantas vezes e de tantas formas nos sugere o livro dos Salmos, como entre outros: “Os céus proclamam a glória de Deus; o firmamento anuncia a obra das suas mãos” (Sal 18/19, 2; cf. Sal 8, 2), " Louvai ao SENHOR do alto dos céus; louvai-o nas alturas! Louvai-o, Sol e Lua; louvai-o, estrelas luminosas" (Sal 148 1. 3).O homem, iluminado pela Ciência, descobre ainda a infinita distância que separa o criador da criação, a sua intrínseca limitação, a insídia que pode constituir quando, pelo pecado, dela (criação) é feito mau uso.
É uma descoberta que o leva a aperceber-se da sua pequenez e lhe dá ímpeto e confiança para se voltar para Aquele que é o único que pode saciá-lo no seu apetite pelo infinito.Esta foi a experiência dos Santos, mas foi vivida de forma singular pela Virgem que, com o exemplo do seu percurso, nos ensina a caminhar entre as vicissitudes do mundo com os nossos corações fixados na única fonte da verdadeira alegria.

ORAÇÃO
Vinde, Espírito de Ciência!
Fazei-me ver a vaidade de todos os bens caducos deste mundo, para que não use deles senão para Vossa maior glória e salvação da minha alma.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

VINDE ESPÍRITO SANTO DE INTELIGENCIA E ENTENDIMENTO: VINDE SOBRE NOSSAS VIDAS !

Vem, Espírito Santo,
toma meu corpo para templo Teu!
Vem e fica sempre comigo!
Dá-me profundo amor ao
Sacratíssimo Coração de Jesus,
a fim de serví-Lo de todo coração,
com toda a minha alma,
com todas as minhas forças.
Consagro-Te todas
as faculdades de minha alma
e de meu corpo.
Domina todas as minhas paixões,
emoções e sentimentos.
Recebe a minha inteligência e
minha vontade,
minha memória
e minha fantasia.
Ó Espírito Santo de Amor,
dá-me rica medida de Tua graça eficaz.
Dá-me a plenitude de todas as virtudes,
aumenta-me a fé,
fortalece a minha esperança,
aumenta-me a confiança
e inflama meu amor.
Concede-me os Teus sete dons,
Teus frutos e bem-aventuranças.
AMEM.

domingo, 10 de maio de 2009

ESPÍRITO SANTO DE DEUS: DÁ-ME O ENTENDIMENTO, A INTELIGÊNCIA !

VINDE ESPÍRITO SANTO !
DÁ-ME O DOM DA INTELIGÊNCIA,
DO ENTENDIMENTO !

Dê-me, Senhor,
agudeza para entender,
capacidade para reter,
método e faculdade para aprender,
sutileza para interpretar,
graça e abundância para falar.

Dê-me, Senhor,
acerto ao começar,
direção ao progredir,
e perfeição ao concluir.
Autor: Atribuída a São Tomás de Aquino

FAZEI-ME SENHOR,
CHEIO DE INTELIGÊNCIA.
Que este dom me leve a entender e a compreender as verdades da salvação,
reveladas na sagrada escritura e nos ensinamentos da igreja.
AMEM