sábado, 16 de maio de 2009

VINDE ESPÍRITO SANTO : DÁ-ME O DOM DO CONSELHO !

As catequeses de João Paulo II sobre os dons do Espírito Santo
O dom do Conselho
Continuando a reflexão sobre os dons do Espírito Santo, vejamos o dom do Conselho. É dado ao cristão para iluminar a consciência nas opções morais que a vida diariamente impõe. É uma necessidade muito sentida no nosso tempo, turvado por muitos focos de crise e por um ambiente de incerteza lançado sobre os verdadeiros valores, sendo necessário proceder a uma espécie de “reconstrução das consciências”. Há necessidade de neutralizar alguns fatores destrutivos que facilmente se insinuam no espírito humano quando este se mostra agitado pelas paixões; e há necessidade de introduzir nas consciências elementos sãos e positivos.

Neste empenho de recuperação moral, a Igreja deve estar e está na primeira linha: e daí a súplica que brota do coração dos seus membros - todos nós - para obter antes de mais a ajuda de uma luz do alto. O Espírito de Deus vem ao encontro desta súplica com o Dom do Conselho, com o qual enriquece e aperfeiçoa a virtude da prudência e guia interiormente a alma iluminando-a sobre o que deve fazer, especialmente quando se trata de opções importantes ou de um caminho a percorrer entre dificuldades e obstáculos. E, na realidade, a experiência confirma que “Os pensamentos dos mortais são hesitantes, e incertas as nossas reflexões”, como diz o Livro da Sabedoria (9, 14).

O dom do conselho atua como um sopro novo na consciência, sugerindo-lhe o que é lícito, o que corresponde ou convém mais à alma (cf. S. Boaventura, Collationes de septem donis Spiritus Sancti, VII, 5). A consciência converte-se então no “olho são” de que fala o Evangelho (Mt 6, 22) e adquire uma espécie de nova pupila graças à qual se torna possível ver melhor o que há que fazer em determinadas circunstâncias por mais complicadas ou difíceis. O cristão, ajudado por este dom, penetra no verdadeiro sentido dos valores evangélicos, especialmente nos manifestados no Sermão da Montanha (cf. Mt 5-7).

Por isso, peçamos o dom do conselho. Peçamo-lo para nós e, de modo particular, para os Pastores da Igreja, chamados tantas vezes pelo dever a tomar decisões árduas e penosas. E peçamo-lo por intercessão daquela a quem saudamos nas “ladainhas” (litanias) como Mater Boni Consilii, Mãe do Bom Conselho.

Vinde, Espírito de Conselho!
Assisti-me em todos os negócios desta vida instável, tornai-me dócil às Vossas inspirações, e guiai-me sempre pelo direito caminho dos divinos mandamentos.
Espírito Santo, concedei-me o dom do Conselho.
Com ele, poderei encontrar a decisão certa no momento certo.
E saberei também aconselhar, ajudando o meu próximo, não só com sugestões, mas principalmente com meu bom exemplo, com meu testemunho de vida cristã e com minha solidariedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário