sexta-feira, 8 de maio de 2009

VINDE ESPIRITO SANTO DE DEUS ! VINDE E DÁ-ME O ESPÍRITO DE ENTENDIMENTO!

VINDE ESPÍRITO SANTO DE DEUS!
VINDE E DÁ-ME O ENTENDIMENTO !


As catequeses de João Paulo II sobre os dons do Espírito Santo
Detenhamo-nos no segundo dom do Espírito Santo: o entendimento. Sabemos bem que a fé é adesão a Deus no lusco-fusco do mistério; mas é também busca movida pelo desejo de conhecer mais e melhor a verdade revelada. Este impulso interior vem-nos do Espírito, que em conjunto com a fé nos concede precisamente este dom especial de inteligência, quase de intuição da verdade divina. A palavra inteligência deriva do latim intus legere, que significa ler dentro, penetrar, compreender a fundo.

Através deste dom, o Espírito Santo, que “penetra as profundidades de Deus” (1 Co 2, 10), comunica ao crente uma centelha dessa capacidade penetrante que lhe abre o coração à gozosa percepção do desígnio amoroso de Deus. Renova-se assim a experiência dos discípulos de Emaús, os quais, depois de terem reconhecido o Ressuscitado na fracção do pão, diziam uns aos outros: “Não nos ardia o coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?” (Lc 24, 32).Esta inteligência sobrenatural é dada não apenas individualmente mas também à comunidade: aos Pastores que, como sucessores dos Apóstolos, são herdeiros da promessa específica que Cristo lhes fez (Cf. Jo 14, 26; 16, 13) e aos fiéis que, graças à “unção” do Espírito (cf. 1Jo 2, 20 e 27 - “Vós, porém, tendes uma unção recebida do Santo e todos estais instruídos…”) possuem um especial “"sentido da fé" (sensus fidei) que os guia nas opções concretas.

Efetivamente, a luz do Espírito, ao mesmo tempo que agudiza a inteligência das coisas divinas, torna também mais límpido e penetrante o entendimento das coisas humanas.

Graças a essa luz, vêem-se melhor os numerosos sinais de Deus que estão inscritos na criação. Descobre-se a dimensão não apenas terrena dos acontecimentos de que é tecida a história humana. E pode conseguir-se mesmo decifrar profeticamente o tempo presente e o futuro: sinais dos tempos, sinais de Deus!

Dirijamo-nos ao Espírito com as palavras da liturgia: “Vinde, Ó Santo Espírito, acendei na terra vossa luz fulgente” (Sequência de Pentecostes).Invoquemo-lo por intercessão de Maria Santíssima, Virgem da Escuta, que conseguiu ler incansavelmente à luz do Espírito o sentido profundo dos mistérios nela realizados pelo Todo Poderoso (cf. Lc 2, 19 e 51). A contemplação das maravilhas de Deus será também para nós fonte de alegria inesgotável: " A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador" (Lc 1, 46 s.).

Vinde, Espírito de Entendimento!
Iluminai a minha mente,
para que entenda e abrace todos os mistérios e
mereça alcançar um pleno conhecimento Vosso, do Pai e do Filho.
Glória ao Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário